Qual o papel do desenvolvimento de um Estado com as liberdades humanas?
O Secretariado da terceira edição do Getulio Vargas Model United Nations (GVMUN) convoca os delegados e delegadas das Escolas da FGV-SP para uma série de debates sobre o papel do desenvolvimento de uma nação como meio para garantir a liberdade de seu povo.
Entre os dias 3 e 4 de Maio, estudantes da FGV-SP, junto com estudantes de escolas da rede pública no entorno da instituição, irão usar do Modelo Das Nações Unidas para simular temáticas atuais no cenário global, pautados na negociação, respeito aos direitos humanos e aprendizagem mútua.
Nesta edição, adotamos como tema geral uma das principais obras do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel da Economia em 1998, “Desenvolvimento como Liberdade” (1999), na qual Sen discute a necessidade dos Estados de buscarem seu desenvolvimento além de métricas econômicas, mas levando em conta também os direitos e oportunidades de suas comunidades. Com isso, o autor defende que, ao garantir mais direitos e conferir condições para que as pessoas tenham a vida que almejam ter, os Estados expandem as liberdades individuais e coletivas quando entendem e trabalham com o seu desenvolvimento como meio, e não somente como fim.
Com isso, convidamos os alunos e alunas da FGV para 2 dias repletos de negociações, debates acalorados, além de muita aprendizagem e crescimento mútuo para encontrarmos caminhos para que garantam a liberdade humana, reduzindo assim as desigualdades que nos cercam.
[COMITÊS]
Para o III GVMUN iremos contar com os seguintes comitês:
- Sochum - A Crise de Refugiados na Venezuela:O Terceiro Comitê da Assembleia Geral das Nações Unidas para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários terá como recorte temático as questões que cercam a crise de refugiados da Venezuela, como a redução de danos do processo migratório, os marcos regulatórios de proteção e realocação, e a reinserção dos refugiados em outros países, preservando suas identidade culturais e individuais.
- PNUD - Tráfico de Drogas Narcóticas na América Latina: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) terá como foco discutir as principais problemáticas socioeconômicas causadas pelo mercado ilegal de drogas narcóticas, atuação dos Estados diante desse cenário e os efeitos do tráfico na comunidade latinoamericana.
-Imprensa: Comitê responsável por produzir conteúdos de comunicação sobre as principais discussões e tomadas de decisão no PNUD e SoCHum, pautado no profissionalismo dos principais meios de comunicação internacional.
[DATA]: 3 de maio - 16h30 às 18h30 4 de maio - 8h às 16h
[INSCRIÇÕES] Inscrições abertas no dia 11/04, às 19h