Dada a conjuntura nacional, nós, do VOZES - Movimento de Estudantes de Esquerda da FGV, sentimos a necessidade de criar espaços para discutir e compreender as causas da crise econômica pela qual passa o Brasil e suas possíveis soluções. Uma análise consistente da situação econômica do país deve estar atrelada à compreensão do fenômeno da financeirização - debate que carece de visibilidade nas salas de aula.
Tal fenômeno parece indicar uma mudança importante no sistema capitalista - basta observar a preponderância do setor financeiro na economia global. Tanto empresas quanto indivíduos - sem mencionar os próprios bancos - estão cada vez mais envolvidos em operações financeiras e delas criando dependência, configurando a máxima do economista grego Costas Lapavitsas: “Lucro sem produção”. O Brasil, infelizmente, não foge à regra. As altas taxas de juros incidentes sobre a economia brasileira beneficiam os investimentos no setor financeiro em detrimento de outros setores, que poderiam promover o desenvolvimento nacional. Assim, a concentração de renda segue crescendo exponencialmente em torno de uma elite rentista, que não promove empregos nem infraestrutura para o país.
Em vista disso, a financeirização da economia será o tema em discussão nesta reunião aberta do VOZES. O debate consistirá em um tempo de fala para cada um dos professores convidados, seguido de intervenções por parte dos alunos.
Professores convidados:
Ladislau Dowbor (a confirmar): doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia, professor titular da PUC de São Paulo e consultor de diversas agências das Nações Unidas.
Guilherme Mello (confirmado): professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON-UNICAMP).
Contamos com a presença da comunidade geveniana! Chamem colegas interessados para participar da discussão!
Back to All Events
Earlier Event: April 17
D-Ágora: Cooperação internacional no Século XXI
Later Event: April 18
Conexão Mercado de Trabalho - Johnson & Johnson